Ínicio Casos de Estudo

​SENER utiliza software BIM da Autodesk

Questões

Questões:





Utilizando as soluções de software BIM da Autodesk, a SENER Engineering Group projeta e reconstrói o estádio do Campeonato Europeu de 2012.

"Usando um software 2D tradicional, não seríamos capazes de terminar a proposta de projeto com o mesmo nível de qualidade e dentro do curto prazo exigido no concurso de Cracóvia. A combinação da plataforma Revit com o Inventor e o Civil 3D nos ajudou a garantir o sucesso na realização do empreendimento." Ramón González, Gerente de Arquitetura , SENER Engineering Group.

Resumo do empreendimento
Atuante em cinco continentes, o SENER Engineering Group (SENER) é uma das maiores e mais bem-sucedidas firmas de engenharia e tecnologia. Desde 1956, os 4.500 profissionais da firma executaram milhares de empreendimentos importantes em uma ampla variedade de setores, inclusive espacial, aeronáutico e automotivo, marinho, energia e processamento, arquitetura, transportes e desenvolvimento de infra-estrutura.

Em resposta ao crescimento das divisões de arquitetura e engenharia civil, a SENER começou a implementar as soluções Autodesk de modelagem de informações de construção (BIM) em 2006. “Como firma, temos o compromisso de oferecer os níveis mais altos de qualidade e inovação – e também de utilizar tecnologia de ponta,” afirmou Ramón González, gerente de arquitetura. “A BIM foi a escolha ideal, porque ela permite que as equipes especializadas colaborem em todas as etapas dos complexos projetos multidisciplinares.” A SENER atualmente integra diversas soluções Autodesk BIM, inclusive os softwares Autodesk® Revit® Architecture e Autodesk® 3ds Max® para o projeto de edificações; softwares Autodesk® Revit® Structure e Autodesk® Robot™ Structural Analysis para engenharia estrutural; softwa re AutoCAD® Civil 3D®  para engenharia civil; e software  Autodesk® Inventor® para fluxos de trabalho do projeto à fabricação.

O desafio
Desde a adoção dessa nova abordagem, a SENER terminou ou começou oito grandes empreendimentos de BIM, inclusive o estádio de futebol Cracóvia de 25.000 metros quadrados, em Cracóvia, Polônia. Junto aos arquitetos do Estudio Lamela, a SENER ganhou o concurso de projeto patrocinado pela cidade para projetar e reconstruir o novo estádio a tempo para o Campeoanto Europeu de 2012.

O novo estádio aumentará a capacidade do número de espectadores de 6.500 para 15.000 e terá diversas conveniências notáveis, como uma tribuna retrátil, uma área VIP, assentos de camarote para 250 torcedores, novos escritórios para o clube e um centro esportivo anexo de área coberta com capacidade para 2.500 espectadores.

Para cumprir o cronograma acelerado, a SENER precisava entregar a documentação da construção no fim de janeiro de 2009 para que a construção começasse a partir de março. Durante a construção, o estádio continuará aberto com capacidade para 2.500 espectadores.

A tecnologia BIM viabilizou a produção de projetos mais confiáveis e coordenados, com menos problemas durante a construção.

A solução
O software Autodesk Revit Architecture permitiu que a SENER entregasse um projeto conceitual completo, atendendo aos requisitos do concurso do estádio de futebol de Cracovia, em duas semanas. Usando as famílias paramétricas criadas especificamente para o projeto, os projetistas iteraram diversas opções e selecionaram aquelas que maximizavam a capacidade do estádio ainda atendendo às normas locais. “Montamos várias alternativas de projeto rapidamente,” disse González.

A SENER usou o software Autodesk Inventor para explorar as diferentes opções para o sistema de iluminação. “As luzes precisavam alcançar até nove metros acima do estádio para iluminar os jogos noturnos,” comentou González. “No entanto, àquela altura as luzes impediriam a vista da cidade antiga e do palácio real.” Usando o Inventor, a SENER analisou uma opção de iluminação retrátil e também um sistema fixo, que foi a escolha final do cliente.

Juntos, os softwares Revit Architecture e Inventor ajudaram a SENER a fabricar protótipos 3D da edificação diretamente do arquivo digital. A equipe de projeto usou esses protótipos – e também as renderizações realistas criadas no software Autodesk 3ds Max – para comunicar a intenção do projeto para os jurados do concurso e preparar as apresentações finais da proposta.

O processo de BIM nos ajudou a criar um conceito inicial mais preciso para o projeto e depois a preservar essa visão ao longo de todo o empreendimento,” disse González. O software também ajudou a fornecer as informações essenciais para as decisões estéticas, a compreender as possíveis interferências e também a executar a análise de sustentabilidade do projeto.

Para racionalizar o uso do solo no espaço restrito disponível, a SENER empregou o software AutoCAD Civil 3D. O software nos ajudou a fundamentar nossas decisões sobre a ocupação do local e o projeto dos elementos externos, como as vias de acesso e os estacionamentos. Durante a demolição do estádio, a SENER usou o Civil 3D para calcular o volume de terra que a equipe de construção precisaria remover do local da obra. 

O resultado
Hoje, a equipe está trabalhando na documentação da construção e usando o Autodesk Revit Structure com o software Autodesk Robot Structural Analysis para testar vários parâmetros do projeto estrutural. Usando a tecnologia BIM, as pequenas equipes multidisciplinares são capazes de produzir um trabalho de alta qualidade – projetos mais confiáveis e coordenados, com menos problemas durante a construção. “A BIM nos dá grande agilidade durante todas as etapas do processo de projeto, bem como documentação e modelos mais precisos e coerentes”.

Vantagem competitiva
Pelo uso em nível avançado da plataforma Revit junto a outras soluções BIM da Autodesk, a SENER recentemente ganhou o prémio Revit BIM Experience da Autodesk. “A BIM oferece vantagens inquestionáveis para todas as partes interessadas do empreendimento”, afirmou González. “Reconhecemos a vantagem competitiva que a BIM nos trouxe e acreditamos em nosso bom posicionamento para o futuro.

"Compartilhar o modelo Revit foi fácil. A BIM viabilizou o compartilhamento de informações de projeto atualizadas, uniformes e mais completas; assim, foi possível acelerarmos o processo de construção e minimizamos bastante a interferência e outros erros de projeto" - Ramón González, manager of architecture, SENER Engineering Group. 

Sobre o Grupo Sener

Em 1985 a SENER cria o Grupo de Engenharia, uma iniciativa para garantir a eficácia das suas soluções tecnológicas mediante a criação de novas iniciativas industriais. Envolve-se na sua estrutura accionista, gestão e desenvolvimento.

Em 2011 a SENER completa a aquisição de 100% da empresa de engenharia portuguesa ENGIVIA, iniciada em 2009. Deste modo, a SENER consolida a sua presença em Portugal, ampliando a sua capacidade em engenharia civil tanto localmente como noutros países da sua área de influência.

Implementação, Formação e Suporte Técnico
Luso Cuanza Portugal

 

Imagem
Imagem
Imagem