Ínicio Casos de Estudo

M. Cabrita e o Autodesk Revit

Questões

Questões:






O Autodesk Revit Building no Gabinete de Arquitectura M. Cabrita

O Autodesk Revit Building é, desde a sua adopção pela M. Cabrita, o instrumento utilizado na concepção do projecto de arquitectura. O objectivo deste Gabinete de Arquitectura e Engenharia é reunir a curto prazo as condições necessárias para que a totalidade dos postos de trabalho de Arquitectura possam ser equipados com esta aplicação da Autodesk. 

Sendo que a actual rentabilidade se mostra muito superior, comparativamente com uma solução anterior baseada no Architectural Desktop, a nossa experiência mostra que para uma rentabilização a 100% das potencialidades do Autodesk Revit Building, é imprescindível a existência de licenças multiposto, de modo a garantir um adequado fluxo de trabalho. Caso contrário é obrigatória a integração entre o Revit e o AutoCAD, o que em termos de correcções futuras de projecto reduz as vantagens inerentes a uma total inter operacionalidade do Revit”, refere António Tavares, Arquitecto da M.Cabrita.  

A M.Cabrita confirma também que a rentabilidade do Revit não é minimamente afectada pelo período de migração entre produtos, dado que a sua utilização é bastante intuitiva e familiar para qualquer anterior utilizador de outras soluções baseadas no AutoCAD.   

Com o Autodesk Revit, a principal vantagem apontada pela M. Cabrita passa pelo elevado grau de liberdade a nível da fase de concepção projectual, fase em que facilmente se transita entre os diversos níveis de representação e visualização do objecto. Isto vem facilitar a compreensão do projecto, tanto por parte do projectista, como na transmissão das suas ideias ao cliente – podendo-se adequar o tipo de representação, à maior ou menor facilidade que este tenha em lidar com a linguagem arquitectónica – tal como entre os diversos membros da equipa projectista – desenhadores, engenheiros das diversas especialidades e até executores na fase de obra. Obviamente que esta liberdade decorre do automatismo que o Revit permite entre as diversas formas de representação, onde deixa de existir a preocupação da constante actualização dos diversos dados de projecto após cada nova decisão que altere a solução anterior. 

A nível interno houve, acima de tudo, maior facilidade de inter operacionalidade, mais flexibilidade de diálogo entre os diversos intervenientes e um acompanhamento mais próximo do desenvolvimento do trabalho, resultando numa maior capacidade de resposta ás solicitações dos clientes.   

O balanço que podemos fazer, desde a implementação do Revit na empresa, é bastante positivo no impacto a nível de concepção pela maior liberdade que se sente com o Revit, além da possibilidade de uma maior facilidade na apresentação gráfica ao cliente das soluções propostas, daí resultando um diálogo muito mais produtivo” continua António Tavares. “Nos projectos que desenvolvemos com Revit, até à fase quase final de instrução documental – plantas, cortes e alçados devidamente cotados e paginados em folhas de lay-out definido – foi evidente a vantagem da interligação entre estas peças e o objecto base”.   

Sobre a M Cabrita  
A M. Cabrita, Arquitectura e Engenharia, Ldª é uma empresa sediada em Lisboa, com mais de 25 anos de experiência, ao longo dos quais tem fidelizado uma vasta carteira de clientes, através da qualidade dos serviços prestados de Norte a Sul de Portugal. A capacidade da empresa para a elaboração de projectos vai desde o nível do projecto urbanístico – Loteamentos e Infra-estruturas Gerais – até ao projecto de edificação – Arquitectura e Especialidades – assim como intervenções de recuperação/ampliação de imóveis ou fracções autónomas já existentes.

Contando com uma equipa dinâmica, constituída por 6 elementos residentes, aos quais se acrescenta uma carteira diversificada de parcerias externas com reconhecida competência, estruturadas em torno de experientes técnicos residentes, a empresa está habilitada a prestar um vasto leque de serviçosaos seus clientes, recorrendo aos mais adequados e actuais meios tecnológicos, tanto a nível de hardware como de software, possibilitando a mais adequada resposta a cada caso.  

A intervenção da Luso Cuanza 
A Luso Cuanza é um parceiro estratégico da M. Cabrita no fornecimento de soluções para projecto. A solução Autodesk Revit foi implementada com o suporte de acções de formação técnica. A elevada facilidade de adopção de novas tecnologias por parte da equipa de projecto da M. Cabrita constituiu igualmente um factor determinante no sucesso da implementação. 

Outras soluções tecnológicas implementadas pela Luso Cuanza na M. Cabrita:  
Gestão Integrada PHC  
Gestão de Projecto   

A M. Cabrita dispõe de um Contrato de Assistência Global que abrange todas as valências e competências técnicas disponibilizadas pela Luso Cuanza.

Implementação, Formação e Suporte Técnico
Luso Cuanza Portugal

 

Imagem
Imagem
Imagem