Ínicio Notícias

Será que a infraestrutura da rede está a dificultar a colaboração na sua empresa?

 2017-09-06

Luso Cuanza: Será que a infraestrutura da sua rede está a dificultar a colaboração na sua empresa? Soluções Rede. Hardware. Software.

A rede antiga na infraestrutura de uma empresa é uma das maiores barreiras à implementação de uma estratégia de comunicação e colaboração unificada. 

Veja como as redes SMB podem lidar com o aumento da carga, sem exigir uma significativa atualização de hardware.

Uma das coisas mais interessantes nos últimos anos foi a chamada Comunicação Unificada e Colaboração. A UCC inclui muitas tecnologias e ferramentas úteis, tudo sob o lema de "tornar mais fácil para as pessoas comunicarem e trabalharem em conjunto". Isso inclui Slack, Skype for Business, cursos on-line, sistemas de telefone baseados na nuvem, vídeos do YouTube e web conferência, apenas como um começo. No entanto, um fator pode destruir a ideia de UCC nas pequenas e médias empresas (SMBs): envelhecimento de redes de computadores

O UCC gera muito tráfego de rede. As redes comerciais mais pequenas e mais antigas podem lidar com o aumento da carga?
(...) De acordo com um documento de pesquisa IDC patrocinado pela AT & T, a implementação destas tecnologias e ferramentas oferece muitos benefícios para as empresas de todos os tamanhos, incluindo empresas de pequena dimensão. Entre eles encontre uma redução de custos, aumento da produtividade e tomada de decisões mais rápida.

Como podemos ajudar na resolução de alguns problemas?

(...) "A colaboração é muito dependente da experiência do utilizador", diz Bob McKenna, gerente global de marketing da SMB da Hewlett Packard Enterprise. "Se a experiência do utilizador não é boa, as ferramentas de colaboração não serão usadas, e o seu investimento será perdido".

Atualizar os seus servidores e largura de banda de rede elimina as interrupções, mas nem sempre é uma opção razoável. Muitas PMEs não têm fundos para fazê-lo e, como resultado, perdem todos os bens da UCC. Parte do processo é descobrir os tempos de uso alto e baixo da sua rede. "Use a funcionalidade de rastreamento do seu equipamento para capturar essas informações", diz Fein, "e planeie a sua utilização de acordo com essa informação".

Segmente a sua rede ao criar sub-redes de nível departamental. Por exemplo, se a equipa de design trabalha regularmente com arquivos grandes, movê-los para um segmento separado assegura que apenas a sua largura de banda é afetada.

Outra abordagem é usar servidores de arquivos separados ou armazenamento conectado à rede para que o tráfego de rede não afete o resto da empresa. Outra sugestão é atualização de dispositivos menos dispendiosos  para melhorar o desempenho da rede.

Outra questão é relativa às pessoas que trabalham remotamente. Se precisam de aceder à sua rede com frequência, então o seu desempenho pode ser afetado. "Neste caso, precisa ver o que as pessoas acedem regularmente e aproximá-lo da firewall", diz Fein. Por exemplo, se os vendedores fazem download de apresentações durante o dia inteiro, deve mudar o seu servidor para mais perto da firewall para que eles não precisem usar muito da largura de banda da rede para chegar aos seus arquivos.

Mais uma dica: evite o ruído da rede. O ruído pode ter muitas causas, luzes fluorescentes, um ventilador debaixo de uma mesa ou placas de rede de pcs defeituosas.

Pode ocorrer que por vezes necessite de atualizar o hardware existente. Mas é perfeitamente possível que as PMEs obtenham as recompensas da UCC sem incorrer em custos de atualização de rede.

Artigo Completo

Por Matt Mansfield a 30 de agosto de 2017