Ínicio Notícias

Licenciamento Autodesk 3ds Max em Render Farm

 2018-02-01

O licenciamento de software tornou-se um tema importante nos ativos das empresas devido ao seu custo e natureza por vezes complexa. Gerir estes activos exige informação e organização.

Com as recentes ações de penalização por parte de fabricantes sobre alguns clientes cujas  licenças estavam mal registadas, utilizavam versões incorretas e/ou ilegais, levantaram-se algumas questões importantes acerca do licenciamento de Render Farms para 3ds Max, pelo que a Luso Cuanza decidiu ajudar a esclarecer os seus clientes usando como base a documentação oficial da Autodesk.

Licenciamento do Autodesk 3ds Max em Render Farm:

Pergunta 1:
O 3ds Max tem de estar instalado em todas as máquinas onde pretendo renderizar?
- Sim! Todas as máquinas usadas para renderizar terão de ter instalada a mesma versão do 3ds Max (incluindo plugins e updates) utilizada para desenvolver o trabalho/lançar o render.

Pergunta 2:
Os render nodes necessitam de licença de 3ds Max?
- Não. Apesar do 3ds Max ter de estar instalado em todas as máquinas, não é necessário ser ativado nem ter licença na Render Farm. Estas unidades são geridas pelo gestor de render e apenas executam render.

Pergunta 4:
Quantidade de render nodes que podem ser utilizados por licença de 3ds Max.
De um modo geral cada licença de 3ds Max permite utilizar até 999 render nodes (ter em atenção qual a politica de plugins/motores de render). Caso sejam necessários mais de 999 render nodes deverá ser adicionada outra licença de 3ds Max.

Link para o Documento original da Autodesk:
https://knowledge.autodesk.com/support/3ds-max/learn-explore/caas/sfdcarticles/sfdcarticles/Backburner-render-farm-licensing-and-setup-with-3ds-Max.html

Tentaremos em breve esclarecer mais temas que se tornem oportunos no sentido de ajudar a tirar partido do software licenciado de forma legal e produtiva.