Ínicio Arquivo

41 empresas acompanham o Presidente da República na sua visita ao México

 2017-07-15

O Presidente da República segue viagem no domingo com uma vasta comitiva de empresários que têm interesses em áreas tão diversas como maquinaria industrial, informática, banca, climatização, arquitectura ou ginásios.

Mais de quatro dezenas de empresas vão acompanhar Marcelo Rebelo de Sousa na visita de Estado ao México, entre 16 e 18 de Julho, de acordo com a lista fornecida ao Negócios pela AICEP, que destaca os sectores da energia e das tecnologias de informação.

 

Além de vários encontros políticos, a agenda da Presidência da República inclui a abertura de um fórum empresarial, previsto para a manhã do último dia no "Club de Industriales", que visa "o aproveitamento das oportunidades de negócio e o estreitamento das relações económicas" bilaterais.

 

A COSEC, companhia de seguros de crédito, e a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Mexicana (CCILM) também vão participar a nível institucional. Miguel Gomes da Costa, que lidera esta organização, criada há 12 anos e constituída por 80 membros, frisou ao Negócios que a visita presidencial "acaba por atenuar um bocadinho" o atraso na aprovação de um projecto de internacionalização no âmbito do Portugal 2020, que levou ao adiamento de uma outra missão empresarial que estava calendarizada para este mês.

 

Em 2016, um total de 740 empresas portuguesas exportaram para o México, um mercado emergente com 127 milhões de consumidores que é o 25.º melhor cliente para Portugal – baixando para a posição 36 na lista de fornecedores. A transacção de mercadorias para aquele país ascendeu a 227 milhões de euros, enquanto a venda de serviços rendeu 43,4 milhões de euros no último ano.

 

Confira a lista completa de empresas, assim como os respectivos sectores de actividade, que vão seguir viagem com Marcelo Rebelo de Sousa até à Cidade do México em Jornal de Negócios.

Por António Larguesa a 13 de julho de 2017 | Jornal de Negócios