Ínicio Arquivo

Surface Hub 2 pretende

 2018-05-16

Luso Cuanza: Surface Hub 2 pretende juntar colegas trabalho à distância. Microsoft

A Microsoft quer aumentar a produtividade das empresas que têm equipas com colaboradores espalhados pelo mundo, através de um dispositivo com um ecrã de ultra-definição.

A mentalidade empresarial está em constante mudança e certas profissões dispensam a presença física dos seus colaboradores. A tecnologia, sustentada por ligações online cada vez mais rápidas, permite "reunir" a equipa no mesmo local, não necessariamente com a presença física das pessoas. Estudos estimam que em 2020, as empresas terão cerca de 50% da sua mão-de-obra a trabalhar remotamente.

Foi a pensar nessa mobilidade e versatilidade empresarial que a Microsoft diz ter concebido o Surface Hub 2, um dispositivo criado de raiz para permitir às equipas colaborarem em tempo real, estejam na mesma sala de reuniões ou no outro lado do mundo. segundo a fabricante, o novo dispositivo apresenta algumas melhorias de acessibilidade e interação, quando comparado com a primeira versão, lançada em 2016.

Este tablet Surface em tamanho “gigante” tem um ecrã tátil de 50,5 polegadas, com suporte a imagem 4K, que permite realizar chamadas em vídeo e explorar diversas aplicações de trabalho como o Microsoft Teams, o Whiteboard, o Office 365, Windows 10 e retirar partido da cloud Azure. É possível trabalhar em diferentes aplicações em simultâneo, organizadas pela área de trabalho, e ainda manter uma videochamada interativa com um colaborador.

De acordo com as indicações da Microsoft, a câmara 4K adapta-se ao movimento rotativo do dispositivo, e as colunas e o microfone integrados permitem interações dos utilizadores a uma longa distância, para que durante a reunião se mantenham nos seus lugares sem a necessidade ficarem ao redor do ecrã.

O Surface Hub 2 pode ser conjugado entre si, permitindo ligar quatro ecrãs na mesma parede, tanto na vertical como horizontal. Este emparelhamento vem justificar o tamanho de ecrã mais reduzido, face ao de 55 polegadas da primeira versão, que também tinha uma versão alternativa de 84 polegadas. Ter mais dispositivos emparelhados poderá ser uma solução mais versátil e económica para quem necessite de mais área de ecrã.

Os utilizadores podem configurar a sua disposição e adequá-la aos conteúdos que estão a ser trabalhados. Para tal, a Microsoft fez uma parceria com a Steelcase, especialista em criar soluções que facilitam a montagem de dispositivos nas paredes, de forma móvel e dinâmica.

O novo dispositivo permite agora uma autenticação multiutilizador, em que diferentes pessoas podem reunir-se no mesmo ambiente de trabalho do Surface Hub 2, acedendo simultaneamente aos documentos e esboços de ideias, editando-os com os seus colegas.

A Microsoft afirma que vendeu a primeira geração do Surface Hub para mais de 5.000 empresas, em 25 mercados, sendo que metade das entidades listadas na Fortune 100 adquiriram o dispositivo para aumentar a rentabilidade e eficácia das equipas. O novo Surface Hub 2 chega apenas em 2019, mas alguns clientes poderão testá-los ainda este ano.

Por SapoTEK em 16 de maio de 2018