Ínicio Casos de Estudo

21 August, 2014
Questões

Questões:





Atelier dos Remédios implementa Revit e NormaBIM


Revit e NormaBIM no Atelier dos Remédios, Lda

Actualmente o Atelier dos Remédios conta com a ajuda do REVIT para o aumento da produtividade no gabinete. Acreditando que a execução dos projectos é cada vez mais rápida, num mercado competitivo como é o da construção, consideram essencial estar munidos das melhores ferramentas para a realização do seu trabalho de forma mais expedita, permitindo poupar tempo na concretização da documentação desenhada e escrita e ganhando tempo para maior dedicação ao que é essencial – ideia/essência do projecto.

De acordo com a Arq. Madalena Cardoso de Menezes, Sócia-Gerente do Atelier dos Remédios, a adopção da tecnologia BIM no gabinete produziu um profundo impacto nas metodologias de trabalho, essencialmente ao nível dos prazos de execução.

A introdução do REVIT num gabinete que trabalhe tradicionalmente com outra ferramenta, implica sempre a disponibilização de tempo para preparação dos colaboradores para, não só novas formas de trabalho, mas também novas formas de pensar, implicando dedicação e treino por parte dos mesmo. A par da preparação dos colaboradores, é depois também necessário proceder a configurações e criação de conteúdos no REVIT que permitam desenvolver o trabalho específico do gabinete de forma adequada.

Após a equipa ter efectuado formação em BIM Revit em finais de Setembro de 2009, imediatamente se optou por utilizar este programa em todos os projectos em curso no atelier que se encontravam em fases iniciais de processo. Sendo ainda muito reduzida a experiência com esta ferramenta, percebe-se que o tempo de elaboração de cada peça desenhada diminui após a criação de bases de “Famílias” e “Tipos”.A criação destas bases de “Famílias” e “Tipos” é sempre mais morosa, tendo que se considerar este tempo na execução de um modelo específico. Acreditamos que após alguma cadência de tempo de utilização do programa, esse tempo de elaboração das bases seja absorvido e rentabilizado nos modelos dos futuros projectos.”, sublinha a Arquitecta.

Sobre o Atelier dos Remédios, Lda.

O Atelier dos Remédios formou-se no seguimento da experiência profissional conjunta dos dois sócios, Madalena Cardoso de Menezes e Francisco Teixeira Bastos, para os trabalhos que efectuavam enquanto profissionais liberais. Apesar de legalmente o Atelier só ter iniciado actividade em Janeiro de 1998, no âmbito desta associação desenvolvem trabalho desde 1995.

A prática do Atelier dos Remédios abrange uma ampla gama de projectos, habitacionais, comerciais e de equipamentos de vertente cultural e escolar, prestando serviços de arquitectura para os sectores público e privado em Portugal e no estrangeiro. O ATREM também trabalhou em colaboração com outros arquitectos, como Manuel Vicente e Alain Salomon.

O Atelier participou em vários projectos para o Bom Sucesso Design Resort, Leisure, Golf & Spa, que conta com a contribuição de um número significativo de arquitectos portugueses de elevado reconhecimento internacional.

Desde 2009 têm desenvolvido projectos que contemplam a requalificação e a ampliação de equipamentos escolares, no âmbito do programa de modernização das Escolas Secundárias nacionais. As actividades do Atelier estão essencialmente ligadas à prática própria da profissão. O atelier tem no seu histórico uma resposta positiva no ratio projecto/obra, o que na maioria dos casos faz com que os projectos sejam construídos e assistidos até à fase final de obra.

Suporte Técnico
Luso Cuanza Portugal