Ínicio Casos de Estudo

26 August, 2014
Questões

Questões:





GPFA implementa soluções BIM nos seus projetos



Projecto Colaborativo na GPFA - Um Caso de Sucesso BIM!

A GPFA está vocacionada para projectos de Arquitectura, Estruturas, Planeamento Urbano, Engenharia Civil e Especialidades Técnicas diversas. Dada a importância que a GPFA deposita na implementação de ferramentas de Projecto Colaborativo, nomeadamente no que respeita às soluções tecnológicas de “Building Information Model” (BIM) a empresa utiliza nos seus projectos um pacote integrado de soluções BIM: REVIT Architecture, REVIT Structure, REVIT MEP e AutoCAD Civil 3D.

De acordo com o Engº Miguel Freitas, Administrador da GPFA “A decisão de adopção de uma solução integrada de ferramentas BIM foi tomada pela necessidade de tirar na prática, e de uma forma lógica, o máximo partido do conceito de Projecto Colaborativo”. 

O Projeto: Posto de Abastecimento de Combustíveis Líquidos da Madalena apresentado no caso de estudo foi inteiramente desenvolvido com recurso às ferramentas BIM - Autodesk Revit Architecture, Autodesk Revit Structure e Autodesk Revit MEP. De acordo com o Engº Miguel Freitas, “foi seleccionado este projecto (dando inicio ao conceito interno de projecto colaborativo) dadas as reduzidas dimensões do terreno e da implementação e pudemos assim aplicar o método a todas as especialidades. O nosso objectivo é a passagem desta metodologias a projectos de maior dimensão.” 

Sobre a GPFA

Criada em 19 de Fevereiro de 1999 por um grupo de Engenheiros que há alguns anos desenvolviam a sua actividade profissional nas áreas de projecto, fiscalização, montagem e gestão de obras e decidiram formar uma empresa com o propósito essencial de prestar um conjunto de serviços de engenharia nas suas várias vertentes, nomeadamente em Projecto, Fiscalização e Gestão de Obras, nas áreas de Civil, Mecânica e Electrotecnia.

A estrutura interna da GPFA e o seu modo de operação foram idealizados, desde o início, de modo a dotar a empresa de flexibilidade e dinamismo. Funcionando a partir de um núcleo central de pequena dimensão - o qual faz a gestão, coordenação e controlo de qualidade de todas as vertentes dos trabalhos, a GPFA desdobra-se em equipas de projeto de dimensão variável, respondendo ás solicitações de forma eficaz e prestando serviços rápidos e de qualidade no desenvolvimento dos mais diversos empreendimentos. Este tipo de organização permite manter uma estrutura leve e funcional que se apoia, em termos operacionais, em meios humanos e materiais com experiência dos respectivos métodos de trabalho.

A missão da GPFA passa por Projetar e Construir de forma sustentada, dar aos seus clientes a vanguarda no mercado onde se inserem, permitir a visualização coordenada e continua do projeto antes da sua finalização, utilizando a formação dos seus colaboradores e as ferramentas de projeto colaborativo. 

Suporte Técnico
Luso Cuanza Portugal