Ínicio Notícias

Kaspersky, Intel, Europol e polícia holandesa juntos no combate ao Ransomware

 2016-07-28

Luso Cuanza: Kaspersky, Intel, Europol, polícia holandesa juntos no combate ao Ransomware. computador, dispositivo móvel, encripta ficheiros, ciberataques, ‘No More Ransom’.

Europol, polícia holandesa, Intel e Kaspersky juntaram-se numa iniciativa que visa dar às vítimas de ransomware uma forma de recuperar os seus dados sem ser necessário pagar aos cibercriminosos.

O ransomware, um malware que deixa o computador (ou dispositivo móvel) inacessível ou encripta os ficheiros e só permite o acesso aos dados depois do pagamento de um resgate, é um dos ciberataques que mais tem crescido, afetando tanto consumidores como empresas. Para ajudar a combater este problema, a Europol, a polícia holandesa, a Intel Security e a Kaspersky Lab juntaram-se para criar a iniciativa ‘No More Ransom’.

Os resultados da colaboração desta espécie de Quarteto Fantástico podem ser consultados na página oficial NoMoreRansom.org, sendo claro que o objetivo é fazer com que as vítimas de ransomware não tenham de pagar para voltar a ter acesso aos seus dados. O site fornece chaves para desbloquear os ficheiros encriptados e conselhos para evitar ser infetado por ransomware.

De acordo com o ZDNet, a No More Ransom oferece ferramentas de desencriptação para as famílias de ransomware Coinvault, Rannoh, Rakhn e Shade. O site deverá ser frequentemente atualizado com novas informações e a mensagem que pretende passar é inequívoca: mesmo que não haja ainda uma forma de quebrar a encriptação de alguma espécie de ransomware, é desaconselhado o pagamento do resgate, pois não há garantia de que irá conseguir aceder aos ficheiros depois disso.

Fonte: Exame Informática