Ínicio Notícias

Impressão 4D adapta-se às mudanças de cada ambiente

 2017-11-06

Luso Cuanza: Impressão em 4D adapta-se às mudanças de cada ambiente

A impressão em 4D pertence a um futuro não muito distante?  

A impressão 3D é cada vez mais utilizada para vários tipos de pesquisa, envolvendo normalmente camadas de material formadas sob controle de computador para formar um objeto. 

Para tal, adotaram-se muitas técnicas e vários materiais neste tipo de impressão. Por isso, cada vez mais está sendo utilizada para o fabrico de aditivos num sentido mais amplo. Mas agora parece que os dias da impressão 3D acabaram.

O investigador Skylar Tibbits em parceria com investigadores da Stratasys e Autodesk do Massachusetts Institute of Technology (MIT) desenvolveram um código que transforma os objetos em objetos inteligentes. Desta forma os objetos montam-se automaticamente ou mudam a sua forma quando há uma mudança de ambiente.

Basicamente, na impressão 4D, o código define a direção, ângulo e número de vezes que um material pode dobrar ou enrolar. Sempre que uma mudança de ambiente é detetada pelo material, este pode ser estimulado a mudar sua forma. A principal abordagem foi imprimir estruturas 3D usando materiais com diferentes propriedades: um que permaneceu rígido e outro que expandiu até 200% do volume original.

Tibbits afirmou que a nanotecnologia é um campo onde os cientistas conseguiram fazê-lo, com material físico e biológico conseguem mudar as suas formas e propriedades. No entanto, o mesmo ao nível humano poderá não ser possível num futuro próximo.

A impressão em 4D e 3D é uma realidade em diversas áreas:

Exército: o exército dos EUA já deu autorização a algumas universidades nos EUA para trabalharem no estudo de como estas impressões podem se utilizadas na área da Defesa.
Construção: Os tijolos podem ser projetados de tal forma que eles podem mudar a forma para que se adaptem à pressão exercida sobre os mesmos.
Roupa Desportiva: sapatos que se ajustam de acordo com a maneira como caminhamos ou corremos.
Automóvel: algumas empresas começaram a fabricar algumas peças usando o processo de impressão 3D.

A impressão 3D já permite ajudar em tantas novas inovações e projetos empresariais.
Não será pois uma surpresa ver como a impressão 4D seria bem vinda quando chegasse ao mercado. O conceito em si já conseguiu captar o interesse de vários cientistas. E, quem sabe, a impressão 4D será uma coisa de um futuro não muito distante.

Por The emergence of "4D printing" | Skylar Tibbits em 05 de novembro de 2017