Seteais acolhe colóquio nacional sobre Raul Lino
2014-02-24O IADE – Creative University está a organizar o Colóquio Nacional sobre Raul Lino em Sintra. A iniciativa, que pretende realçar a intervenção do arquitecto Raul Lino (1879-1974) em Sintra e em Portugal, tem início em abril, no Palácio de Seteais. Estão programadas quatro ciclos de conferências, a decorrer ao longo do ano de 2014, que integram ainda visitas, itinerários e convívios culturais em lugares icónicos da «Capital do Romantismo». A iniciativa celebra 2014 como ano simbólico da presença de Raul Lino em Sintra, no momento em que se assinalam os 40 anos do seu falecimento e os 100 anos da inauguração da Casa do Cipreste, um dos cerca de 700 projetos assinados pelo arquiteto.
A sessão de abertura do colóquio, agendada para o dia 3 de abril, contará com a presença do historiador de arte José-Augusto França e do presidente da Ordem dos Arquitectos João Santa-Rita. Ao todo, serão cerca de 30 os oradores, entre os quais historiadores de arte, arquitetos, filósofos, artistas, museólogos e escritores, oriundos do meio académico e conhecedores da obra de Raul Lino, que se propõem fazer reviver o percurso da vida, do pensamento e da obra do arquiteto que teorizou a «casa portuguesa». Arquitetura, artesanato, literatura e restauro na obra de Raul Lino são os quatro grandes temas do colóquio.
Rodrigo Sobral Cunha, docente do IADE – Creative University responsável pela organização do evento, realça que, “em Sintra, aprenderam a conviver ao longo dos séculos o Homem, a Arte e a Natureza, consagrando-se a cidade como «Capital do Romantismo», em exemplo único para o mundo”. O colóquio tem, portanto, o objectivo de “contribuir para um maior reconhecimento, a nível nacional, de Sintra como a única vila do mundo que é Património da Humanidade na categoria de Paisagem Cultural”, remata.
Para este evento, o IADE – Creative University conta com o apoio do Hotel Tivoli Palácio de Seteais, Câmara Municipal de Sintra, Colares Editora e DCV (Discovery – Culture & Taste). As inscrições para o evento são gratuitas – mas limitadas – e podem ser feitas, desde já, a partir do endereço de e-mail coloquioraullino@iade.pt.