A dimensão 5D do BIM permite otimizar os projetos de Construção Civil
2016-01-11O BIM (Building Information Modeling) representa o futuro da construção civil, mas, apesar de não ser uma novidade, grande parte das empresas não conhecem todas as vantagens em utilizar esta tecnologia e não aproveitam todas as suas dimensões.
A tecnologia BIM tem vindo a ganhar cada vez mais importância na construção civil ao auxiliar ao desenvolvimento de projetos da forma mais eficiente e com maior controlo de qualidade. A simulação 3D da construção, com a incorporação de toda a informação dos elementos construtivos e dos seus materiais, permite não só a pré-visualização do edifício de uma forma rigorosa, bem como a realização de diversos tipos de análise com base na geometria, como seja a interferência entre elementos projetados por diferentes especialidades, o que representa a dimensão básica (3D) dessa tecnologia.
Uma das dimensões mais importantes do BIM e ainda pouco aproveitada, é a 5D.
A dimensão 5D consiste na extração de quantidades, análise de custos e estudo de alternativas realizada desde a fase de conceção de um projeto até ao fim da construção da respetiva obra, com atualização das informações em tempo real.
O principal benefício da dimensão 5D é o contributo que a análise de custos pode trazer ao aperfeiçoamento de soluções quando efetuada continuamente desde a fase inicial de conceção, de forma a ter sempre presente o impacto que determinadas escolhas ou a proposta de alternativas têm no orçamento da obra.
Outras dimensões do BIM a explorar: 4D (Duração); 6D (Sustentabilidade) e 7D (Manutenção).
Para mais informações sem compromisso, contacte a Luso Cuanza pelo tel: 21 716 24 14 ou envie um e-mail para geral@lusocuanza.pt.