Impressão 3D: Problemas e Soluções
2015-12-23
Problemas e Soluções em Impressões 3D
A impressão 3D deveria permite-nos lidar com qualquer nível de complexidade, garantindo uma precisão excelente na execução dos trabalhos. As coisas que podemos fazer deverão ser limitadas apenas pela nossa imaginação.
Jeff Kowalski, director de tecnologia da Autodesk, apresenta‐nos cinco problemas e cinco soluções para esta nova técnica:
1. Output/Qualidade
Há muitos problemas relacionados com a qualidade na impressão 3D: desde os materiais disponíveis, peças frágeis a produtos de fraca qualidade. Precisamos mudar a ênfase na impressão 3D de "Olha, eu fiz alguma coisa!" para "Olha o que eu fiz!". Terá de ser uma impressora que crie materiais que não existam fora da mesma. Garantir excelente qualidade e materiais com resultados finais excecionais.
2. Processo de impressão pouco fiável
O início do processo é muitas vezes complexo e difícil, envolvendo muitos formatos, parâmetros e ajustes mecânicos. Desejamos uma impressão sem problemas, onde não seja necessário uma impressora transparente para que se possa visualizar e interromper o trabalho de forma a corrigir erros. O que se pretende é uma impressão limpa e fiável (como acontece com impressoras 2D), é necessário o equivalente ao PostScript e LaserWriter (catalisadores para editoração eletrónica).
3. Fluxo de trabalho
O fluxo de trabalho na impressão 3D não costuma tirar proveito das novas inovações em design. O problema com o fluxo de trabalho reside no seguinte: os designers desenham e depois o robot volta a desenhar para a impressora 3D. Ou seja, espera-se que a impressora crie algo inovador quando se baseiam em ideias já utilizadas. Os designers têm de parar de pensar nos seus computadores como meras ferramentas de desenho. Não são apenas para a execução, devem também expandir a exploração de novas ideias.
4. O alvo: Está errado
O objetivo final está mal direcionado. Satisfazem-se com a criação de protótipos, peças de reposição, acessórios e objectos, mas o que deveria ser focado nos projetos é o resultado final através da criação de soluções inovadoras para problemas de nível superior.
Para atingir este novo objectivo, é importante olhar para a impressão 3D de forma holística, através de quatro etapas da criação do projeto: peças, sistema, materiais e processo.
5: O mercado: É prematuramente maduro
Os fabricantes de impressoras 3D estão a utilizar modelos de negócios destinados a otimizar fases mais avançadas, como se já houvesse uma impressora 3D em cada casa. Esquecem-se do enfoque na inovação, na descoberta de novos métodos e necessidades reais dos seus clientes. Não podemos esquecer que é um mercado recente, ainda por descobrir e inovar!
Fonte: Lines/Shape/Space