Ínicio Notícias

Já pensou como o software utilizado na criação dos jogos pode influenciar o BIM?

 2016-01-05

Luso Cuanza: Já pensou como as tecnologias dos jogos podem influenciar o BIM?

O "casamento" das duas tecnologias está a mudar a forma como os profissionais de construção e designers trabalham com os seus clientes.

E agora, parece que a combinação está à beira de mudar a indústria como um todo: " As empresas começaram a usar BIM para a engenharia em todas as fases do ciclo de vida do projeto"- citação no Tweeter.

Com base na inovação

A proliferação do BIM (Building Information Modeling) é um tremendo salto para a modelação de projetos de construção e 3D, fornecendo às empresas de construção todos os benefícios para levar mais aos seus clientes: seja através da melhoria da da produtividade e redução de custos, bem como dado-lhes uma vantagem competitiva mais forte.

Para Amr Raafat, projetista na empresa Shawmut Concepção e Construção, resume-se tudo a "um fator wow."

Raafat disse que usou uma variedade de plataformas no passado, além de elaboração de software, como o Autodesk® Revit®, para conseguir um resultado final impressionante. De acordo com Amr Raafat, agora "com o software destinado à criação de jogos já pode fazer basicamente qualquer coisa com a mesma interface".

Raafat acrescentou: "Isto é uma grande notícia porque agora tem uma grande flexibilidade", como num jogo, a tecnologia permite que as empresas de construção possam também elas contar uma história.

Rick Davis, diretor na área de design da Autodesk, disse que os produtos BIM da empresa, incluindo o Revit e 3ds Max®, já tornam possível os utilizadores criarem um ambiente mais texturizado e apelativo para renderizar, permitindo assim que "as pessoas possam ver como irá ficar o projeto". Para Davis, "se acrescentar ao seu trabalho software utilizado para jogos, como o Autodesk Stingray, vai parecer que está no espaço".

Davis utiliza a demonstração em Stingray, com base num modelo de San Francisco, como um exemplo das inúmeras possibilidades de adicionar a tecnologia dos jogos ao BIM. "Deixamos-o dentro da cidade de San Francisco como se fosse um gigante, onde pode ver toda a cidade aos seus pés." 

"A vantagem é que um arquiteto sabe o tipo de projeto que vai apresentar"- citação no Tweeter.

"Há carros a andarem na cidade, ruído ambiente e vento a soprar. É realmente esta experiência totalmente imersiva que pretendemos apresentar", disse Davis. "Pode olhar 360 graus em todas as direções, parece mesmo com um mini-modelo da cidade de San Francisco." Davis disse que, dependendo do programa utilizado inicialmente para criação do design, quer seja cliente ou designer do projeto pode fazer alterações no motor Stingray e ver imediatamente os resultados.

"Também permite que os arquitetos possam visualizar o projeto e espaço criado antes que o mesmo seja visto pelo seu cliente", disse Davis. "A vantagem é que o arquiteto sabe o que está a apresentar e a vender, enquanto que os seus clientes sabem tanto como ele próprio."

Luso Cuanza: Já pensou como as tecnologias dos jogos podem influenciar o BIM?
Autodesk Stingray                                     Creditos: Autodesk

Raafat acrescenta que o software utilizado normalmente para a criação de jogos com o BIM melhora a qualidade do trabalho durante todo o processo de criação do seu projeto. Mas, observou ele, também elevou as expectativas dos clientes e aumentou o sentido de competição entre as empresas de construção.

Fonte: Construction Dive