Ínicio Notícias

Autodesk e Microsoft estão a transformar a realidade

 2019-01-09

Luso Cuanza: Autodesk e Microsoft estão a transformar a realidade

A Microsoft e a Autodesk esperam transformar a tecnologia sci-fi holográfica da Guerra das Estrelas numa realidade mista para as empresas.

Os gigantes das tecnologias Microsoft®Autodesk®, fizeram uma parceria para criar experiências destinadas a designers industriais, engenheiros mecânicos e outros interessados em áreas de desenvolvimento de produtos, para que possam beneficiar do uso HoloLens da Microsoft (AR) em conjunto com o software Autodesk 3D baseado na nuvem.

O projeto conjunto, chamado FreeForm, concentra-se no objetivo de melhorar a colaboração, interação rápida, prototipagem digital, design avaliações e apresentações a clientes das empresas através da mistura de objetos do mundo real com conteúdo AR digital. Podemos mesmo dizer que finalmente esta realidade mista está ao virar da esquina.

"Semelhante à forma como vimos a mudança para a nuvem dá-nos uma maior colaboração, realidade mista leva isso um passo adiante, o que nos permite interagir diretamente com o ambiente em que estamos criando-in 3D", diz Gardiner.

As empresas têm explorado a forma como os utilizadores podem colaborar através da observação de um único modelo holográfico, experimentando com o design e interagindo com ele em tempo real. Gardiner diz que é mais intuitiva para trabalhar no espaço 3D, criando um ambiente hypercollaborative que pode beneficiar os fabricantes ou qualquer empresa que cria produtos físicos ou ambientes.

Sugden diz que o HoloLens permite aos designers a visualização de conteúdos 3D em alta definição, com a verdadeira dimensão e escala em relação a outros objetos mais comuns do mundo real, permitindo a capacidade de mover-se livremente em torno deles.

"Esta solução também permite que pessoas que não sejam designers possam dar feedback do projeto visualizado, e com mais facilidade, aumentando a capacidade de feedback entre o design e engenharia", diz Sugden. "Este ciclo de feedback teria o potencial de economizar tempo e dinheiro para as empresas."

Sugden diz que para os designers e engenheiros também significa uma validação mais eficaz dos modelos 3D, o que poderia significar menos protótipos físicos caros.

"Embora a realidade virtual funcione bem na criação de jogos, agora já podemos ver enormes benefícios de realidade mista para aplicações no mundo real, especialmente áreas como o em design e engenharia", diz Gardiner. "Exclusivo para HoloLens e realidade mista, a sua visão periférica é preservada e pretende garantir que possa trabalhar livremente. Sendo este tipo de colaboração pretendido pelos designers, esta é a capacidade-chave diferenciadora de AR e VR."

Por John Gaudiosi |Time Inc.