Ínicio Arquivo

Vaio confirma gigante dos PCs. Nova empresa avança em março

 2016-02-16

Luso Cuanza: Vaio confirma gigante dos PCs. Nova empresa avança em março

A parceria de três vias que junta a Vaio e as divisões de PCs da Fujitsu e da Toshiba vai mesmo avançar. O acordo final deverá ficar pronto no próximo mês de março.

A intenção falada nos últimos meses ficou confirmada pelas declarações de Hidemi Moue, diretor executivo do fundo de investimento Japan Industrial Partners que controla a Vaio, que anunciou que as três empresas deverão conseguir chegar a um acordo final até ao final do próximo mês.

No início falava-se em assinar um acordo base até ao final de 2015, para que a nova empresa pudesse ser lançada em abril de 2016, o que não deverá ficar muito longe da (futura) realidade.

O responsável adiantou ainda que a Vaio deverá ficar com a parte maior do negócio da nova “superempresa”. A intenção é que a fusão de negócios contribua para partilhar recursos e poupar em custos de produção e com a área de investigação e desenvolvimento.

“O Mercado dos PCs está a diminuir, o que significa que há mérito em trabalhar em parceria para tirar melhor partido da investigação, produção em massa e canais de marketing… Podemos fazê-lo com um mínimo de canibalização”, referiu Hidemi Moue, citado pela Bloomberg.

A fusão dos negócios da Vaio, Fujitsu e Toshiba irá representar um terço do mercado japonês, que será o foco da nova empresa, pelo menos inicialmente.

A par das declarações do responsável da Vaio, a Toshiba veio entretanto desmentir a saída do negócio dos PCs e a possível fusão com as suas "rivais", segundo a Reuters.