Ínicio Arquivo

Internet das Coisas por Jon Pittman

 2016-03-04

O Vice-Presidente de Estratégia Corporativa da Autodesk, Jon Pittman, fala como foi viver durante mais de um ano numa casa com 149 dispositivos ligados a 17 sistemas.

"Tenho 149 dispositivos ligados a 17 sistemas diferentes, e pelo menos cinco redes sem fio em minha casa. Posso monitorizar e controlar a iluminação, consumo de energia, tempo, irrigação, exercício (para mim e para os nossos cães), hábitos, portas e fechaduras, segurança, música, automóveis e sono.

Por quê? Porque decidi que 2015 seria o ano da Internet das Coisas (IoT). Já tinha DropCams, um Fitbit, algumas luzes Philips Hue, painéis solares e alguns termómetros ligados à Internet. Estava apenas a aprender. No ano passado decidi saltar com os dois pés e ver o quão longe poderia utilizar a mim próprio, à minha casa, e à minha esposa como sujeitos testes.

Além do interesse pessoal, também tenho algumas razões profissionais em jogo. Chamo-me Jon Pittman, sou o Vice-Presidente de Estratégia Corporativa da Autodesk, e parte do meu trabalho é observar e interpretar as tendências que afetam os nossos clientes e a nossa empresa. Servimos as pessoas que projetam e idealizam lugares, coisas e media em todo o mundo. Como os lugares e as coisas cada vez mais encontram-se ligados e incorporados ao nível da informática, a área dos media pode muito bem desempenhar um papel em ajudar-nos a interagir com todos os sistemas.

Em segundo lugar, estava fascinado em ver quão longe conseguiria ir e capaz de levar esta experiência até ao fim: o ingénuo em mim era curioso. Por último, queria minimizar o uso de energia e água. Era difícil saber o que eu estava utilizando e muito menos como poderia controlá-lo.

Em um ano e três meses, aprendi muitas coisas..."

Fonte: Medium