Descubra o que os arquitetos podem aprender com o jogo Minecraft
2016-03-15Minecraft é um dos jogos mais populares em todo o mundo e agora chegou a vez de chamar a atenção de arquitetos e designers.
Mas afinal o que é o Minecraft?
O jogo Minecraft permite que os jogadores coloquem ou desloquem blocos numa determinada construção: desde casas, cidades, bunkers subterrâneos, e mundos virtuais através de cubos texturizados em 3D representativos dos mais variados materiais. Desde 2009 que tem sido um dos jogos mais falados e populares em todo o mundo, e em Portugal não é execção.
A Microsoft tendo presente a vertente criativa do jogo, anunciou este ano "uma nova edição do Minecraft para a Educação e novas ferramentas de aprendizagem mais inclusivas no OneNote. Com estes dois lançamentos, a Microsoft pretende ajudar os estudantes a desenvolverem todas as suas competências e a maximizarem o seu potencial."
Esta plataforma tem também cativado a atenção de arquitetos e designers que terão começado a ver este jogo como uma nova forma de ensinar e praticar a arquitetura.
Neste jogo os seus jogadores já conseguiram replicar algumas das mais famosas construções a nível mundial: o Taj Mahal, a Casa Branca e o Burj Khalifa.
Um exemplo é a criação de uma equipa de arquitetos e designers, Blockworks, que utilizam o jogo Minecraft numa ampla gama de projetos dentro do mundo dos jogos, media e educação. Dirigido por James Delaney, atualmente um estudante de arquitetura na Universidade de Cambridge, no Reino Unido, Blockworks foi lançado em 2013 e agora tem 41 construtores de mais de 10 países, na faixa etária 14-44.
Para Delaney, "este grupo de trabalho considera a capacidade de colaboração em tempo real como um dos elementos críticos em todo o projeto, diz . A partilha on-line bem como a utilização de ferramenta arquitetónicas avançadas são duas características marcantes da nova geração - exemplo é a utilização do Building Information Modeling (BIM), permitindo assim aos designers, arquitetos e clientes finais a troca de informações de desempenho.
"Enquanto os arquitetos dos nossos dias cresceram com jogos de LEGO, não tenho nenhuma dúvida, de que a próxima geração vai passar a jogar e a aprender com o Minecraft", diz Delaney. "As pessoas têm que parar de pensar nele como um jogo. É antes uma ferramenta de CAD, e como tal, é a ferramenta mais amplamente usada em todo o mundo. Estamos ansiosos para colmatar as lacunas entre o projeto e a realidade. "