Ínicio Arquivo

Qual será o impacto do BIM no futuro da Construção Civil?

 2016-03-30

A indústria AEC está cada vez mais a adotar um ambiente colaborativo através do BIM.

É fundamental que os construtores, designers e engenheiros tenham todos acesso em tempo real às informações geradas durante o processo criativo de cada modelo do projeto final.

Os líderes empresariais das áreas AEC têm vindo a defender o Building Information Modeling (BIM) como o futuro dos projectos de infra-estrutura em todo o mundo.

A adoção de tecnologias BIM durante a elaboração do projeto permite aos interessados terem um processo colaborativo entre as partes intervenientes através de uma plataforma de design integrado. O BIM facilita a partilha digital e interação colaborativa dos modelos, em vez de trabalhar individualmente a partir de desenhos.

Como resultado, o BIM irá aumentar a eficiência e reduzir o tempo e custo do projeto a criar, o que é imperativo devido aos objetivos e ritmos cada vez mais exigentes do mundo de construção civil atual. 

Para grandes projetos de infra-estrutura, o BIM é será então uma obrigação?

Sem o BIM todas as alterações a serem efetuadas no projecto podem tornar-se complexas devido à necessária aprovação de todas as partes envolvidas, provocando uma redução de produtividade e um aumento drástico do tempo e custos de construção. 

As equipas de construção dependem dos desenhos criados pelos projetistas e sem um modelo BIM integrado são incapazes de visualizar totalmente as diversas vistas e ângulos adequados a cada elemento do projeto. Felizmente, uma plataforma de design integrado como o BIM pode evitar situações de conflitos e atrasos entre as partes envolvidas.

Para os interessados em AEC, o BIM é o futuro do processo criativo!

Fonte: 3D Perspectives