Ínicio Arquivo

Mercado de impressão 3D cresce 30 por cento em 2015

 2016-04-06

As vendas globais de impressoras 3D aumentaram 19 por cento no quarto trimestre de 2015, em relação ao mesmo período de 2014, segundo Context. 

Luso Cuanza: Mercado de impressão 3D cresce 30 por cento em 2015


Do número de unidades comercializadas no Q4 de 2015, superior a 73 mil, 96 por cento correspondem a impressoras domésticas/desktop. Em relação às impressoras 3D dirigidas ao setor Industrial/Profissional, sofreram um decréscimo de 24 por cento, com 2,907 impressoras comercializadas no período analisado pela Context.

"O lado emergente do mercado da impressão 3D verificou grandes alterações e 2015", refere Chris Connery, vice-presidente, Global Analysis da Context. "As empresas com uma presença de longa data no mercado de fabricação de aditivos baixaram as suas expectativas para esta nova face de desktop do mercado, remodelando o seu foco em direcção às suas competências de core B2B. Outras organizações esperam capitalizar-se nestes esforços redirecionados, no entanto, para start-ups, empresas de brinquedos, de IT e de ferramentas, todas a competir no mercado através de diversos ângulos, mas todas à espera de obter um pedaço da forte procura destes dispositivos".

Em relação ao ano de 2015, o mercado total alcançou um crescimento na ordem dos 30 por cento, em termos do total de impressoras comercializadas, marcado por um crescimento de 33 por cento ano após ano do segmento doméstico/desktop, e uma descida de 9 por cento em ralação às impressoras 3D do setor industrial/profissional.

A segunda parte do ano foi marcada pela ênfase das vendas de impressoras 3D de Desktop aos consumidores, pelos líderes de mercado anteriores Stratasys/MakerBot e 3D Systems/Cubify, uma tendência apanhada por outros, incluindo a impressão XYZ e M3D. Este período testemunhou ainda o maior esforço em relação às impressoras 3D, que obteve, em pré-venda, mais de 16 mil unidades de impressoras 3D Tiko (previstas chegar ao mercado durante este ano).

No que diz respeito a previsões, a Context estima que o mercado global de impressão 3D, sem incluir apenas o hardware, mas incluindo também os serviços e os materiais, cresça de 4,1 mil milhões de dólares em 2015 para 16,2 mil milhões em 2020.

Fonte: ITChannel

Quer saber como pode aumentar a sua criatividade com as impressororas 3D?

Para mais informações sem compromisso, visite a Luso Cuanza em www.lusocuanza.com, contacte-nos pelo tel: 21 716 24 14 ou envie um e-mail para geral@lusocuanza.pt.