Autodesk lança Projeto Escher para impressão de peças 3D de grande dimensão
2016-04-08
Autodesk lança impressora que permite imprimir objectos de grande dimensão em tempo reduzido. Chama-se Projeto Escher da Autodesk.
Uma das desvantagens de utilizar a impressão 3D no fabrico de peças/objetos é o tempo que leva a imprimir cada um deles.
Quando um produto está a ser produzido em massa, enquanto que o fabrico em série pode produzir a peça em questão de segundos, um objeto semelhante se for atravé da impressão 3D pode chegar a levar horas a ser impresso. E quanto maior for o objeto, mais tempo demora a imprimir.
Para um objeto de grande escala, como um carro em tamanho real ou uma lâmina de uma turbina pode levar dias, até mesmo semanas a ser impresso, dependendo da quantidade de material usado. Apesar da tecnologia de impressão 3D ser incrível, a maneira como atualmente funciona simplesmente torna-a impraticável para muitas das aplicações de produção industrial ou em massa.
Tal como acontece com muitos dos problemas que enfrentam impressão em 3D, a Autodesk acredita que a melhor maneira de resolver esta situação - neste caso, otimizar e acelerar o processo - é apenas uma questão de desenvolver o software certo.
O Projeto Escher criado na Califórnia do Norte baseia-se na tentativa de desenvolver um software que resolva exatamente estes problemas.
O software Projeto Escher é uma tecnologia de controle avançado que foi feito para coordenar os movimentos do banco de cabeças de impressão 3D. Quando essas várias cabeças de impressão são anexadas, o software Projeto Escher pode levá-las a trabalhar em uníssono para imprimir objetos enormes, tudo ao mesmo tempo, acelerando exponencialmente todo o processo de impressão.
Em suma:
Uma impressora 3D que é controlada pelo software de Projecto Escher vai imprimir um objecto de grandes dimensões usando as suas múltiplas cabeças de impressão até 80% a 90% mais eficientemente do que a impressão com uma única cabeça de impressão.
Para cada cabeçote de impressão que é ligado em rede, todo o processo de impressão é acelerado, ou seja, todo o objeto será impresso cerca de quatro vezes e meia mais rápido do que se uma única impressora fez isso. O controle e a coordenação das cabeças de impressão são tão precisos que a parte maior da peça é impressa em conjunto como uma única peça.
O software Projeto Escher não é para o mercado de desktops ou de amadores, mas sim direcionado ao mundo industrial. O software pode ser utilizado numa vasta variedade de ambientes industriais, nomeadamente na produção de peças de grande escala que normalmente levariam dias e que agora pode ser feito em horas.
E porque não há nenhum custo para personalização, cada parte da peça impressa em 3D pode ser personalizada para um utilizador ou aplicação específico.