HP revela Jet Fusion, o primeiro sistema de impressão comercial 3D
2016-05-19
A HP já havia prometido revelar a sua gama de impressoras 3D em 2016, e agora anuncia a chegada dos novos equipamentos.
Além de imprimir pela primeira vez peças funcionais ao nível do voxel (equivalente em 3D a um pixel 2D na impressão tradicional), a tecnologia da HP distingue-se de outras impressoras 3D de alta gama por não utilizar lasers para aplicar o material de impressão. Utiliza, ao invés, “tinteiros” térmicos para introduzir um agente químico a cada fina camada de pó aplicada, unindo o material.
“A nossa plataforma de impressão 3D é única devido à capacidade de atingir 340 milhões de voxels por segundo, oferecendo aos nossos parceiros uma velocidade de impressão radicalmente superior, peças verdadeiramente funcionais e uma redução de custos revolucionária,” afirma Stephen Nigro, presidente do negócio de impressão 3D da HP. “A nova HP Jet Fusion 3D apresenta uma combinação entre velocidade, qualidade e custo nunca antes vista na indústria. Empresas e fabricantes podem repensar a forma de apresentar as soluções aos seus clientes”.
Segundo Joe Kempton, analista na consultora de tecnologia Canalys, apesar destas restrições limitarem o seu apelo, a inovação tecnológica tem o potencial de ser revolucionária.
“As impressoras HP podem produzir componentes de muito alta resolução a uma rapidez e custo extremamente competitivos”, comenta Kempton. "A sua tecnologia representa de facto um grande passo em frente e uma mudança significativa na indústria. A vantagem da competição é, de momento, uma maior gama de materiais e a capacidade de imprimir a cores. Mas a longo termo a HP será capaz de eliminar esta diferença”.
Atualmente, a HP encontra-se a trabalhar com fabricantes como a Nike, BMW, Autodesk, Jabil, Johnson & Johnson, Materialise, Protolabs, Shapeways e Siemens.
Gama HP Jet Fusion 3D
Para marcar a sua aposta na impressão 3D, a HP lança assim dois modelos, a impressora HP Jet Fusion 3D 3200, dedicada à prototipagem, que promete oferecer uma maior produtividade com custos reduzidos, e a HP Jet Fusion 3D 4200, concebida para prototipagem e produção em pequena escala.
Ambos os equipamentos incluem um conjunto integrado de ferramentas, tais como Fast Cooling.
No futuro, a marca espera que mais de 50% das componentes das impressoras HP Jet Fusion sejam impressas e produzidas com a tecnologia HP Multi Jet Fusion.
A impressora HP Jet Fusion 3D 4200 começará a ser expedida no final de 2016, seguida da HP Jet Fusion 3D em 2017.
Fonte: ITChannel e HP Graphic Arts
Para mais informações sem compromisso, contacte a Luso Cuanza pelo tel: 21 716 24 14 ou envie um e-mail para geral@lusocuanza.pt.