Ínicio Arquivo

CCB vai lançar concurso para módulos 4 e 5

 2017-01-16

Luso Cuanza: CCB vai lançar concurso para módulos 4 e 5

A ideia não é de agora, há muito que se fala na construção dos módulos 4 e 5 do Centro Cultural de Belém e na hipótese de virem a receber uma unidade hoteleira e outras áreas comerciais. 

Contudo, a confirmação foi agora dada por Elísio Summavielle, presidente do CCB, referindo que o concurso para a obra deverá ser lançado ainda este ano e a primeira pedra em 2018.

Em entrevista ao jornal Público e à Radio Renascença, Summavielle garante que tudo fará para que sejam construídos os módulos 4 e 5, a ocupar por um “hotel de prestígio com 160 quartos, outras áreas comerciais e, quem sabe, até mais espaços culturais”. O presidente do CCB diz que “só com este investimento, que dependerá em boa parte de privados, haverá condições para assegurar a sustentabilidade do CCB e para o libertar de toda a burocracia que hoje o limita”.

Para Elísio Summavielle a conjuntura actual está “francamente favorável à construção de um hotel de prestígio, de cinco estrela”, assegurando que já “existem vários estudos prévios” que serao posteriormente “afinados com os autores do projecto, Vittorio Gregotti e Manuel Salgado.

Relativamente ao financiamento dos módulos, Summavielle refere que será definido nos próprios termos do concurso. “Estou já a negociar com a Câmara Municipal de Lisboa e a envolver também a Associação de Turismo de Lisboa neste processo. Muito em breve terei reuniões com o Ministério das Finanças no sentido de saber qual é a fórmula adequada para a execução do concurso, mas tudo me leva a crer que o próprio investidor investirá na construção. Será, portanto, um contrato de concessão, construção e exploração”.

Até à data, “já houve pelo menos um ou dois privados que sondaram e se manifestaram interessados num eventual concurso”, sublinhou o presidente do CCB.

Fonte: Construir.pt