Ínicio Arquivo

O futuro da tecnologia na indústria da construção

 2017-03-03

A indústria da construção está a passar por uma rápida mudança tecnológica, a qual já era há muito esperada. 

Enquanto muitas das indústrias atuais já passaram por esta evolução, o setor da construção tem utilizado tecnologias há muito ultrapassadas, resultando assim em consequentes derrapagens no projeto. 

Esta mudança é necessária e temos que fomentar tecnologias de construção (e isto faz todo sentido), especialmente quando esta tecnologia permite melhorar a rentabilidade, segurança e previsibilidade.

Recentemente, Marc Howe do Sourceable entrevistou Dominic Thasarathar, um Estrategista do Setor de Construçao da Autodesk.
Thasarathar tem muitas coisas positivas a dizer sobre o setor da construção, tendo partilhado algumas impressões sobre o que o futuro nos guarda para os avanços da tecnologia na indústria.

Novas Tecnologias de Construção a Serem utilizadas
Drones, realidade aumentada (RA), realidade virtual (VR), impressão 3D, big data, e BIM são alguns das novas tecnologias que são a formação para o novo panorama da construção. Estas tecnologias irão afetar primeiramente duas áreas: 

- Big data e computação na Nuvem.
- Prefabricados e fabricação aditiva.

Big Data e computação em Nuvem
Big data e computação na Nuvem criam expectativa de ter um enorme impacto no projeto e gestão da construção.

 “A nuvem oferece o infinito poder computacional, dando-lhe o acesso a centenas de milhares de CPUs com vários processadores paralelos” disse Thasarathar.

Mas como utilizar tudo isto e transformar em algo útil? “Engenheirar” é uma resposta. “Engenheirar” é colocar uma série de dados em bruto e transformar em algo realmente utilizável, descobrindo as melhores opções para utilizar esses dados de forma a melhorar a produtividade e rentabilidade.

As empresas de construção mais bem sucedida serão aquelas que poderão opinar sobre dados prévios, combinado com solução da nuvem, para criar uma vantagem competitiva.

“Nós estamos também começando a ver exemplos de data mining, big data e análises preditivas  abertas para construção agora, que estão realmente a ajudar a entregar maior produtividade, redução de resíduos e aceleração de prazos” diz Thasarathar.

Pré-fabricados e Aditivos de Manufactura
Outra tendência interessante dentro da construção é a intersecção entre pré-fabricados e manufactura aditiva e como isto irá transformar o processo de construção física e entrega de novos projetos de construção.

 “Nos próximos 5 anos, veremos um crescimento rápido das construções e infraestrutura por todo o mundo, usando pré-fabricados e exportando-os a nível mundial de forma a serem utilizados em campo na obra em execução” disse Thasarathar.

Pré-fabricar não é algo novo, mas só agora voltámos a utilizar, acelerando assim as novas tecnologias.

Impressora 3D
O uso de pré-fabricados e impressoras 3D têm sido também melhorados, o que conduziu a uma  melhora da entrega física dos diferentes tipos de infraestruturas.

Thasarathar: “Já é possível hoje em dia imprimir 80 diferentes tipos de materiais, incluindo metal, vidro e cerâmica, e isto começo apenas a pouco tempo atrás.”

Assim como a tecnologia da impressora 3D é usada mais frequentemente, com melhorias nas aplicações, e diferentes tipos de materiais e tipos de projetos, a mesma poderia mudar completamente o processo de entrega física.

O Futuro é Agora
Está claro que tecnologias emergentes como drones, AR, VR Impressora 3D, big data, e BIM irão facilitar e produzir ótimas melhorias na construção e desenvolvimento de projetos, mitigando riscos e incertezas, e reduzindo desperdício e retrabalho.
Estas melhorias irão aumentar, no geral, os atrativos de construção de projetos para investidores através de “corte de riscos e incrementação da produtividade”, o qual irá também melhorar o fluxo de capital”.

Thasarathar disse muito bem quando comentou: “Investidores são mais favoráveis a embarcarem quando os projetos deles não vão além do budge, e não estouram seus cronogramas, mas sim vão conforme a rotina de negócios original – Tudo vem de reduzir os riscos da construção na ordem de conseguir fluxo de dinheiro.”

Está preparado para o futuro?
Dê um grande passo e coloque todos os documentos disponíveis na nuvem, e mantenha sua equipa atualizada com os últimos planos e modelos do seu projeto.

Por Gustavo Paula em 22 de novembro de 2016