Consulmar realiza projeto de execução do prolongamento do quebra-mar exterior do Porto de Leixões
2017-05-05O porto de Leixões prepara-se para crescer em termos de movimentação mas também na capacidade dos navios que pode receber e, nesse plano de crescimento, está incluído o prolongamento do quebra-mar exterior.
A APDL lançou o concurso público e a Consulmar anunciou agora que vai realizar o Projeto de Execução do Prolongamento do Quebra-mar Exterior daquele porto.
O projeto tem como objetivo primordial, recorda a consultora, «permitir a concretização de um novo terminal de contentores do porto, capaz de receber navios com 300m de comprimento, 40m de boca e 13.5m de calado», lembrando a realidade atual de navios porta-contentores de cada vez maior dimensão.
Os serviços adjudicados à Consulmar incluem ainda o Estudo Prévio e o Estudo de Impacte Ambiental, bem como das acessibilidades marítimas do Porto.
«Embora o Estudo prévio possa vir a recomendar ajustamentos nos requisitos do projeto, prevê-se que o quebra-mar exterior venha a ser prolongado em cerca de 300m», refere ainda a Consulmar.
Por Revista Cargo a 5 de Maio de 2017