Gonçalo Byrne vence concurso para Cidade da Música em Genebra
2017-11-14
Arquiteto português fez projeto em parceria com o atelier do suíço Pierre-Alain Dupraz.
O concurso internacional para um novo complexo dedicado à música e que inclui um edifício para acolher o conservatório de música, a sede da orquestra Suisse Romande e vários auditórios – um deles com 1.700 lugares – para concertos de diversas dimensões, teve a participação de 18 equipas com nomes relevantes da arquitetura mundial e um júri presidido pelo arquiteto Dominique Perrault.
A equipa vencedora, liderada por Gonçalo Byrne e Pierre-Alain Dupraz, conta ainda com os portugueses João Nunes e Rui Furtado.
O complexo Cidade da Música deverá ser inaugurado em 2022, sendo uma encomenda de uma associação constituída para o efeito, da qual faz parte a cidade de Genebra e o cantão suíço.
Os Ateliers Gonçalo Byrne e Pierre-Alain Dupraz tinham também vencido em Genebra, no ano 2015, o concurso para a renovação urbana da zona de Praille-Acacias-Vernets, nesta cidade.
Por Espaço de Arquitectura em 15 de novembro de 2017