Ínicio Arquivo

Sabia que passa a ser obrigatório preencher o motivo de retificação nos documentos de faturação?

 2015-04-02

Como preencher o Motivo de Retificação no PHC CS

A entrada em vigor do Despacho n.º 8632/2014 introduziu um novo conjunto de validações, nomeadamente, nos documentos retificativos de faturas, ou seja, Notas de Débito e Notas de Crédito, nos termos do n.º 7 do artigo 29.º do CIVA.

Uma destas validações é a obrigatoriedade da identificação do(s) documento(s) retificado(s) na estrutura Referências a faturas da tabela 4.1 do ficheiro SAF-T-(PT).

A partir da versão 16 em todas as gamas, ao gravar um documento de faturação configurado como Nota de Crédito ou Nota de Débito, a aplicação passa a verificar se alguma linha teve origem numa Fatura. Caso isso se confirme, a aplicação verifica se o Motivo de Retificação está preenchido e se não estiver, impede a gravação e avisa o utilizador. 

Luso Cuanza: PHC CS

Ao produzir o ficheiro SAF-T-(PT) segundo a portaria 274/2013, caso se trate de uma Nota de Crédito ou uma Nota de Débito, verifica a origem das linha e preenche os elementos da Referências a faturas (References) da tabela 4.1.

Esta validação é feita nos seguintes locais:
- Ecrã de Documentos de Faturação;
- Ecrã de Documentos de Faturação do POS;
- Ecrã de Documentos de Faturação do Touch;
- Emissão Automática de Faturação
- Ecrã de Recibos de Adiantamento
- Ecrã de Vales de Reembolso

Quer saber mais sobre o Programa PHC CS? 

Então contacte-nos ainda hoje para o Tel. 217 162 414 ou via email. Temos todo o prazer em ajudá-lo a escolher a solução que melhor se adequa às suas necessidades.