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V-Ray for 3ds Max

 2017-11-06

Luso Cuanza: V-Ray for 3ds Max. Rendering. Iluminação. Shading. Produção cinematográfica. Projecto de visualização e arquitectura

A versão V-Ray 3.6, compatível com o 3ds Max 2018, oferece um poderoso conjunto de recursos e suporte para tecnologias open source.

O V-Ray® for Autodesk® 3ds Max® é uma solução completa de rendering, que combina o poder do já bastante conhecido e aclamado motor de render V-Ray com a flexibilidade e grande velocidade de rendering interactivo do V-Ray RT, funcionando também sobre GPUs.

O V-Ray 3.6 for 3ds Max é completamente compatível com o 3ds Max 2018 e VR-read, introduzindo o novo Adaptive Lights – permite renderizações de cenas até 7 vezes mais rápidas.

Compatível com o 3ds Max 2018

O V-Ray 3.6 inclui o suporte para a versão 3ds Max 2018.

Renderização Híbrida 
Nova tecnologia de renderização híbrida do V-Ray permite a todos os utilizadores uma maior flexibilidade na renderização de uma cena utilizando GPUs, CPUs, desde estações de trabalho GPU de alta potência até Render Nodes da CPU.

Cryptomatte 
Gera automaticamente ID mattes com suporte para transparência, profundidade de campo e motion blur.

Adaptive Lights
Novo algoritmo acelera de forma impressionante a renderização de cenas com muitas luzes. Renderize luzes individuais ou grupos de luzes como elementos de renderização separados, com suporte total para iluminação global, reflexões e refracções para uma mistura de luz precisa na publicação.

V-RAY IPR
Produção de renderizações de forma interativa.

Glossy Fresnel
Novo modelo de reflexão fisicamente preciso.

Resumable rendering
Possibilidade de resumir a renderização. Pare a renderização sempre que desejar e reinicia o processo a partir de onde parou.

Live VR Rendering
Render de forma interativa com V-Ray GPU em Oculus Rift e HTC Vive.

V-Ray Scene Node
Importe e renderize arquivos de cena completos criados em qualquer aplicativo V-Ray.

Interactive Lens Effects
Efeitos de brilho e bloom acelerados pela GPU que podem ser ativados e ajustados durante a renderização.

AlSurface material
Texturas criadas por Anders Langlands incluem controles SSS embutidos, muito populares para a pele.

MDL Materials
Importe e processe materiais criados com base na linguagem de definição de materiais da NVIDIA.

V-Ray Denoiser
Remova o ruido da imagem e reduza os tempos de render até 50% com o novo Denoiser do V-Ray. A tecnologia de redução de ruido do V-Ray é não destructiva, permitindo ver a versão original com ruido e a versão corrigida. A redução de ruido pode ser utilizada progressivamente durante o render ou no fim do processo.  Suporta animação e melhorias na junção entre frames através da ferramenta denoiser.

VR Cameras
Dois novos tipos de VR Camera que permitem realizar o render stereo em imagens cubicas ou esféricas. Esta novidade permite aos utilizadores exportar conteúdos de projectos de V-Ray para formatos populares como Oculus Rift e Samsung Gear VR. 

Perspectiva Aérea
Controlo sobre a cor da neblina.

Melhorias V-Ray RT GPU
Entre as novidades e melhorias de desempenho em Mip-mapping on-demand e QMC sampling. Licenciado da NVIDIA, o QMC sampling proporciona uma aceleração global e resolva os problemas de noise quando utiliza os CUDA.

Suporta mapas de bump com procedural noise. Suporta câmaras ortográficas. Informação acerca da memória da GPU em utilização no V-Ray Frame Buffer.

Adicionalmente o V-Ray RT recebeu os seguintes melhoramentos:
• O V-Ray RT já suporta MultiTile e ColorMap
• Actualiza o render de regiões sem recomeçar o render 
• Actualização no V-Ray Frame Bufer
• Adição de opção para guardar automaticamente as imagens no histórico de render 
• Adição de opção para manter o histórico do VFB relativo a uma pasta de projecto
• Displacement
• Anisotropic highlights  
• Composite map  
• Output curves  
• Texture baking  
• UDIM support (MARI)

Volume Rendering
A Volume Grid do V-Ray adicionou suporte para Opend VDB, e para o format da volume grid do Phoenix FD. Esta novidade permite aos utilizadores, importar e renderizar informação de outras aplicações para efeitos como o Houdini e o FumeFX.

Distributed Rendering
Possibilidade de adicionar ou remover render nodes durante o processo de render.

Global Illumination
O Light Cache teve melhoramentos no seu algoritmo de forma a minimizar os problemas com as luzes, melhorando assim a animação. Os cálculos do V-Ray Light Cache estão cerca de 15% mais rápidos.

Geometria
Novos tipos de pré-visualização para objectos proxy – inclui simplificação de mesh para a apresentação otimizada de objectos proxy.

Renderização de Hair and Fur mais rápida
Suporte Intel Embree para o Hair & Fur e V-Ray Fur do 3ds Max 2018       

• Suporte completo para a nova Physical Camera – desenvolvido em cooperação com a equipa do 3ds Max. 
• Suporte para o controlo de exposição da nova Physical Camera. 
• O utilitário V-Ray Lens Utility adicionou suporte para a Physical Camera do 3ds Max.

Simplificação de Interface Utilizador
3 tipos de utilização: Básico, Avançado, Experiente. Por defeito está associado o modo básico para uma utilização normal do dia a dia.

Skin Shader
É bastante mais fácil e intuitiva a criação de pele em camadas complexas.

Plataformas Suportadas:
Autodesk® 3ds Max® ou 3ds Max Design® 2013, 2014, 2015, 2016 e 2018 (64-bit)

Apresentação do novo V-Ray for 3ds Max: