Ínicio Arquivo

Intel pretende transformar o ambiente empresarial com a 6ª geração vPro

 2016-02-02

A mais recente versão dos processadores Intel Core vPro visa responder às exigências de segurança e produtividade das grandes empresas, através de inovações na área da segurança e autenticação.

Inclui ainda capacidades colaborativas para equipamentos dois-em-um, Ultrabooks, All-in-Ones e os mais recentes desktops.

 “Com designs verdadeiramente atrativos, um maior desempenho e autonomia de bateria, a 6ª geração de processadores Intel Core e Core vPro vem estabelecer novos padrões de qualidade no que diz respeito à computação profissional no mercado”, referiu Tom Garrison, vice-presidente e diretor-geral da divisão Intel Business Client. “Ao integrar novas e melhoradas funcionalidades de segurança ao hardware, a Intel vai ajudar a transformar os novos PCs em elementos que são parte integral da solução de segurança global das empresas, contribuindo para um aumento significativo da proteção e da produtividade dos colaboradores.”

Atualmente, mais de metade das quebras em segurança de dados começa com o furto, ou uso indevido dos dados de autenticação dos utilizadores. Os PCs mais antigos que utilizam palavras-passe com oito carateres, alteradas a cada 90 dias, funcionavam de forma perfeita há uma década. No entanto, o crescente nível de sofisticação dos ataques exige um nível de segurança acrescido.

De modo a ir ao encontro desta necessidade, a Intel está trabalhar numa inovação em segurança designada por Intel Authenticate, para testes e análises empresariais. A Intel Authenticate é uma solução multifator, baseada em hardware, que reforça a proteção da identidade no PC, tornando-o menos vulnerável2 a ataques às credenciais de segurança e identidade.

A solução verifica a identidade através de uma combinação de até três fatores em simultâneo: “algo que o utilizador sabe”, como um número de identificação pessoal; “algo que o utilizado tem”, incluindo o telemóvel; e “algo que faz parte do utilizador”, como a impressão digital. O departamento de TI é livre se escolher entre um leque de múltiplos fatores de autenticação com base na política empresarial. Desta forma, não tem que confiar exclusivamente nos funcionários que são obrigados a memorizar palavras-passe complexas. A Intel Authenticate é compatível com Microsoft Windows 7, 8 e 10, e está disponível para pré-visualização.

Os novos PCs empresariais têm um desempenho até 2,5 vezes superior e um desempenho gráfico 30 vezes maior que aquele oferecido por equipamentos mais antigos, dando acesso a ferramentas de negócio e de produtividade otimizadas.

Os fabricantes Acer, Asus, Dell, Fujitsu, HP, Lenovo, Panasonic e Toshiba estão a lançar dispositivos empresariais já equipados com os novos processadores da Intel. Os profissionais poderão escolher entre os modelos dois-em-um, ultrabooks, clamshells ultrafinos, mini PCs e desktops all-in-one que podem ser especificamente ajustados ao ambiente de trabalho para responderem às necessidades de empresas de qualquer dimensão.

O modelo colaborativo em empresas em todo o mundo está a sofrer alterações, e nesse sentido a Intel atualizou o Intel Unite de modo a promover um ambiente de trabalho mais inteligente e interligado.

Os profissionais têm à sua disposição mais recursos de visualização/reprodução, removendo a necessidade de utilização de adaptadores e dongles compatíveis. Os intervenientes locais e remotos podem visualizar e interagir com os conteúdos de uma forma mais fácil e segura, e em tempo real. Os funcionários podem iniciar instantaneamente as reuniões utilizando monitores e projetores novos, ou já existentes. Destaque ainda para a integração de várias opções, como o Skype for Business, que oferecem uma experiência de reunião/conferência otimizada.

Solução para PMEs

Para as pequenas e médias empresas, a Intel disponibiliza o Intel Small Business Advantage (Intel SBA), que se trata de uma solução que visa ajudar os empresários a protegerem e fazerem crescer a sua companhia. Estes gestores passam a dispor de uma forma centralizada de partilhar a sua informação e de garantir a conetividade, usufruindo também de atualizações de segurança e manutenção. O Intel SBA inclui funcionalidades de colaboração como chat e partilha de ficheiros, e opções de segurança que incluem bloqueadores USB que ajudam a controlar os seus dados.

Fonte: ITChannel