Novidades no Revit 2016 R2: Ligar modelos de REVIT através do Project Base Point
2015-12-02Versão R2 disponível para subscritores desde de Outubro de 2015:
Ligar modelos de REVIT através do posicionamento Project Base Point
Até à presente versão, o REVIT disponibilizava três opções de posicionamento aquando da utilização da função Link Revit correspondente à ligação de modelos Revit (ficheiros RVT):
> Auto Center to Center
> Auto Origin to Origin
> Auto By Shared Coordinates
A primeira opção (alinhamento do centro de um modelo com o centro do outro modelo) não garante o posicionamento rigoroso segundo qualquer um dos sistemas de coordenadas.
A segunda opção não se refere à origem do sistema de coordenadas do projeto, mas sim à origem invisível do sistema de coordenadas interno que rege o limite do espaço de modelação de 20 milhas (aproximadamente 33Km). Esta origem (centro do espaço de modelação) não deve servir de referencial de posicionamento quando se pretende alinhar entre si, com rigor, dois ou mais modelos.
Por fim, a opção By Shared Coordinates permite o alinhamento rigoroso segundo o sistema de coordenadas baseado no Survey Point, ou seja, um sistema de coordenadas georreferenciado segundo um determinado Datum. No entanto, esta opção só pode ser utilizada quando já existe uma partilha desse sistema de coordenadas entre os dois ficheiros que se pretendem ligar.
A nova opção de posicionamento “Auto – Project Base Point to Project Base Point” garante que o alinhamento entre os modelos que são ligados tenha por base a origem do sistema de coordenadas do projeto. O que é útil quando esta é comum a ambos os modelos e estes não partilham um sistema de coordenadas georreferenciado (baseado no Survey Point).
Para saber mais informações sobre o Autodesk Revit 2016 visite www.lusocuanza.com, contacte a Luso Cuanza pelo tel: 21 716 24 14 ou envie um e-mail para geral@lusocuanza.pt.