Ínicio Casos de Estudo

30 May, 2014
Questões

Questões:





Revit Architecture essencial em projeto do Gabinete DOG


 

Revit Architecture contribui para a execução do projeto da Igreja Nossa Sra. dos Navegantes Parque das Nações – Loures

Segundo o Arq. José Maria Dias Coelho “a procura de uma ferramenta mais poderosa, como é o Revit Architecture, foi originada pela necessidade de ganhar produtividade numa época de maior fluxo de trabalho, a par da necessidade de produzir documentos mais fáceis de interpretar do que as peças desenhadas tradicionais.  A decisão foi precipitada por termos ganho o concurso para o projeto da igreja do Parque das Nações, cujas formas complexas dificultariam um desenvolvimento em programas tipo CAD (em contraposição à tecnologia BIM – Building Information Model). Aliás esta é, para nós, a primeira clara mais valia do Revit: o facto de facilitar muito a comunicação projetista cliente”.

Num projeto com formas complexas, como é o caso do projeto desta igreja, o Arq. José Maria Dias Coelho realça a importância de “poder ter sempre atualizadas todas as vistas (plantas, cortes, alçados, perspetivas, etc.) necessárias à correta visualização dos espaços que vamos desenhando, facilitando o processo criativo e evitando erros construtivos. Assim, o uso do Revit Architecture deixa mais tempo para o mais importante, a criatividade, dado que, uma vez concebida uma solução, o tempo requerido para apresentar as peças finais é muitíssimo menor por comparação com a tecnologia tradicional baseada em sistemas CAD”.

Por tudo o que foi dito, o autor da igreja Nossa Sra. dos Navegantes constata que “o conceito BIM é claramente o caminho a percorrer. Ainda se encontra no início, notando-se a necessidade de evolução de algumas ferramentas. No entanto, essa limitação tem sido suprida pela rapidez de resposta dos profissionais da Luso Cuanza que sugerem caminhos alternativos às impossibilidades da presente versão ou esclarecem formas mais eficazes de uso das funções disponíveis”.

Sobre a D.O.G. - Direcção, Organização e Gestão Lda

A empresa “Direcção, Organização e Gestão, Lda.” surgiu em 1991, da união de alguns profissionais liberais de vários setores, entre os quais quatro arquitetos cuja atividade tem sido focada no projeto de arquitetura, principalmente para instituições, em muitos casos desde a acompanhando todas as fases que um processo desta natureza exige. Para estes serviços a empresa recorre frequentemente ao apoio de outros profissionais e gabinetes, tendo criado uma rede de parceiros privilegiados para as diferentes necessidades pontuais, tanto pela procura de assessoria mais especializada, como para ultrapassar épocas de maior volume de trabalho.

Vídeo de apresentação do projeto da Igreja Nossa Sra. dos Navegantes Parque das Nações:

Implementação, Formação e Suporte Técnico
Luso Cuanza Portugal